quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pesquisa de clima organizacional

Um ambiente saudável ajuda a produzir mais. Essa opinião é unânime entre os especialistas e gurus da área de Recursos Humanos. Afinal, um ambiente de trabalho onde as pessoas são felizes transforma-se em maior rentabilidade para a empresa.
Para isso, à área de RH tem que atuar de forma estratégica, mensurando suas ações através de processos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações.
Mas como criar ou desenvolver um RH que funcione como agente de mudanças e que vai além do simples gerenciamento do capital humano? Como fazer para o RH ter conhecimento profundo do negócio? Como fazer para o RH servir de estrutura organizacional de apoio, incluindo a construção de um clima favorável para o desenvolvimento e visão clara de futuro?
As respostas para essas perguntas parecem simples. Mas não são. Em muitas empresas o RH atua somente de forma operacional. Em diversas empresas o ambiente de trabalho é péssimo. E o que fazer para mudar? O que fazer para dar um salto qualitativo?
Sabemos que o que faz a diferença em qualquer empresa são as pessoas. Então, o que é necessário para mensurar a satisfação das pessoas? A resposta está na "pesquisa de clima organizacional" que se tornou instrumento de gestão de muitas empresas.
Mas, afinal, o que é clima organizacional? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção.
E o que é uma pesquisa de clima organizacional? É um instrumento de gestão voltado para análise do ambiente interno. Tem o objetivo de mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
Mas por que pesquisar? Porque além de criar um canal de comunicação com os colaboradores e identificar aspectos positivos e negativos que impactam o ambiente de trabalho, essa atitude da empresa eleva bastante o índice de motivação, pois dentro dessa ação está o sentimento: "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós". A crença na empresa eleva-se sensivelmente.
A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas, melhorando o ambiente de trabalho.
Hoje, neste mundo tão cheio de transformações e mudanças, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e, para isso, elas dependem quase que única e exclusivamente das pessoas - motivadas, felizes e orgulhosas de trabalhar na organização.
Pesquisas indicam que pessoas com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos pessoas motivadas este mesmo índice pode chegar a 60%.
É importante que a pesquisa de clima organizacional aborde questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:
O trabalho em si - com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, ao horário, à distribuição, à suficiência de pessoal etc.
Integração setorial e interpessoal - avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre as pessoas e os diversos departamentos da empresa.
Salário - analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por outras empresas.
Estilo gerencial - aponta o grau de satisfação das pessoas com a sua chefia imediata, analisando a gestão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento etc.
Comunicação - busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc.
Desenvolvimento profissional - avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.
Imagem da empresa - procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.
Processo decisório - esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
Benefícios - apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa.
Condições físicas do trabalho - verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Trabalho em equipe - mede algumas formas de participação na gestão da empresa.
Orientação para resultados - verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que as pessoas se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.
Para que essa ferramenta de gestão seja bem aplicada, devemos observar algumas fases do processo da pesquisa de clima organizacional, que são:
- Elaboração do formulário.
- Comunicação.
- Aplicação da pesquisa.
- Apuração dos dados.
- Relatórios.
- Plano de ação.
Não existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura. Mas nos últimos anos, tenho tido muito sucesso com um modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional que contém seis tópicos:
- Você e o seu trabalho.
- Você e o relacionamento com os colegas.
- Você e o relacionamento com seu chefe.
- Você e a empresa.
- Você e seus benefícios e pagamentos.
- Informações gerais.
Nesses tópicos, estão dez fatores importantes de avaliação que são:
- Organização.
- Comunicação.
- Desempenho.
- Orgulho.
- Camaradagem.
- Credibilidade.
- Respeito.
- Imparcialidade.
- Liderança.
- Qualidade.
Tal modelo de questionário da pesquisa de clima organizacional possui 137 perguntas de múltipla escolha e 3 perguntas abertas:
- O que a empresa faz que dificulta a execução do seu trabalho e deveria ser modificado?
- O que a empresa não faz e deveria fazer?
- Descreva, utilizando apenas uma palavra ou termo, o seu sentimento sincero sobre a empresa. Sinto que a empresa onde trabalho é: ................
O questionário é anônimo e para que a empresa tenha sucesso na pesquisa de clima organizacional é necessário: confiança no processo, boa comunicação e ninguém deve influenciar as respostas.
As principais contribuições que podemos obter da pesquisa de clima organizacional são:
- O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa.
- Promover o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.
- Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
- Otimizar a comunicação.
- Minimizar a burocracia.
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
- Enfocar o cliente interno e externo.
- Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes.
- Aumentar a produtividade.
- Diminuir o índice de rotatividade.
- Criar um ambiente de trabalho seguro.
- Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
- Transformar o ambiente de trabalho de forma que os objetivos sejam atingidos com pessoas que dão o melhor de si e que trabalham em equipe num ambiente de confiança.
A área de RH tem como missão manter o "sol brilhando" e a pesquisa de clima organizacional é um indicador tanto dos pontos fortes da empresa como da necessidade de melhorar e mudar.
Sabemos que existem momentos para trabalhar, para sorrir e para viver. Mas o ideal é quando você vive todos esses momentos juntos.
Depois de refletir no texto, deixo a seguinte questão para os profissionais de RH: O que vocês estão esperando para implantar a gestão de clima organizacional?
Isso vai favorecer o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais. Podem acreditar!